quarta-feira, 6 de julho de 2016

Por que não se devem usar Gambiarras Elétricas Conheça os Riscos e Elimine-as

Segundo o último levantamento feito pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), 627 pessoas morreram em decorrência de choque eletrico no Brasil em 2014. A entidade, contudo, diz que esse número reflete somente uma parcela dos acidentes de origem elétrica que acontecem no país. Estima-se que o número seja até cinco vezes maior.
Grande parte desses incidentes poderia ser evitada se as "gambiarras" elétricas fossem erradicadas.
 
A sobrecarga de tomadas é comum: verifique sempre a voltagem e a amperagem.



Erros de elétrica, suas conseqüências e soluções

·         Deixar fios soltos e desarrumados

Fios soltos e extensões espalhadas por cômodos e garagens não são raros e podem provocar acidentes: quedas de pessoas, choques e incêndios (quando o condutor de cobre está exposto). "Os fios elétricos devem estar sempre dentro de conduítes ou caixinhas. Em hipótese alguma podem ser deixados soltos.

 

Usar benjamins indiscriminadamente

O uso do 'T' ou benjamim é temerário: quando se usa o pino multiplicador, a probabilidade de se instalar equipamentos que ultrapassem a potência máxima da tomada é bem maior. O erro é achar que, com o benjamim, a capacidade elétrica da tomada se multiplica. A recomendação é utilizar esses dispositivos somente para ligar aparelhos de cargas baixas como TV, rádio ou abajur.

 

Sobrecarregar a tomada com réguas e filtros de linha

O cuidado com os benjamins vale para as réguas e os filtros de linha.

Deixar de instalar o Dispositivo Diferencial-Residual (DR)

Instalado no quadro de luz, o DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas não detectáveis pelo disjuntor, mas que podem causar choques e curto-circuitos. Embora seja de uso obrigatório desde de 1997, o DR nem sempre é usado em residências, em especial, nas construções informais.

Não realizar o aterramento

O fio terra protege contra choques elétricos e é de uso obrigatório. Só que muitas vezes as pessoas acabam inutilizando o fio terra dos aparelhos ou não instalam um sistema de aterramento na residência. O fio terra deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa. "O dispositivo DR e o aterramento são equivalentes ao cinto e ao 'airbag' em um carro.

Não ter tomadas de uso exclusivo

Uma gambiarra corriqueira é a instalação de um equipamento de alta potência, como ar-condicionado ou torneira elétrica, sem as adequações do sistema elétrico. Tais aparelhos devem ter circuitos exclusivos e, quando isso não ocorre, há a possibilidade de interrupção do fornecimento de energia do circuito ou, em casos extremos, risco de sobrecarga e incêndio.

 

Manter as instalações em desordem

A bagunça dentro das caixinhas de elétrica é outro problema comum nas casas brasileiras. Os aparelhos não deixam de funcionar por causa disso, mas é importante lembrar que a desordem pode diminuir a eficiência da rede. Além disso, cabos elétricos e caixinhas não são eternos e precisam ser substituídos ao fim de sua vida útil, o que acontece, em média, após 20 anos de uso.

Não fazer manutenção preventiva

Qualquer imóvel com mais de dez anos precisa passar por uma avaliação elétrica criteriosa e este diagnóstico deve ser repetido a cada cinco anos. Além disso, é importante ficar de olho no comportamento dos eletrodomésticos, dos disjuntores e das tomadas. Se eles esquentam mais do que o normal é sinal de que algo está errado. Se o disjuntor desliga a toda hora, também há indício de problemas.

 

Executar as instalações de qualquer jeito

Para evitar que os condutores aqueçam muito, há nos quadros de luz os disjuntores ou fusíveis. Obrigatórios, esses dispositivos desligam a instalação sempre que a temperatura nos condutores atinge valores perigosos, a ponto de derreter e expor o cobre. Além disso, as emendas dos fios não podem estar dentro de eletrodutos, ou seja, devem estar sempre nas caixas de passagens e ser bem isoladas.

 

Recorrer a eletricista amador

Precisa fazer um 'check up' da rede elétrica de sua casa ou mesmo aumentar a quantidade de tomadas para comportar novos equipamentos?

Procure um eletricista e fuja do 'faz tudo'.
Anderson Computadores e Instalações Elétricas Residencial.
Eletricista Habilitado e Qualificado.
Para serviços elétricos ligue: (21) 2394-2620 – 98620-5249 chame também pelo whatsapp. Atendimento
Especializado em instalações elétricas


Residenciais, prediais e comerciais.

Nenhum comentário: