sexta-feira, 4 de abril de 2008





Pequena História da Internet


A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency).

Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. Era o auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse funcionando em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da Internet: "Uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central". Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar.

O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos Estados Unidos e depois em outros países.

Por isso, não há um único centro que "governa" a Internet. Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro. O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem umas com as outras. Esse protocolo é a língua comum dos computadores que integram a Internet.

Então, a Internet pode ser definida como:

  • uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP;
  • uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essa rede;
  • uma coleção de recursos que podem ser alcançados através desta rede;

Durante cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 1987 pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos Estados Unidos.

Mas foi em 1992 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos Estados Unidos várias empresas provedoras de acesso à Internet. Centenas de milhares de pessoas começaram a colocar informações na Internet, que se tornou uma mania mundial.

No Brasil foi liberada a exploração comercial da Internet em 1995.

Um bom endereço para descobrir mais sobre a história da Internet é o InterNIC.

A Internet no Brasil

A Rede Nacional de Pesquisas (RNP) foi criada em julho de 1990, como um projeto do Ministério da Educação, para gerenciar a rede acadêmica brasileira, até então dispersa em iniciativas isoladas. Em 1992, foi instalada a primeira espinha dorsal (back bone) conectada à Internet nas principais universidades e centros de pesquisa do país, além de algumas organizações não-governamentais, como o Ibase.

Em 95 foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil. Os primeiros provedores de acesso comerciais logo surgiram. O Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia criaram um Comitê Gestor Internet, com nove representantes, para acompanhar a expansão da rede no Brasil.

A Web vem se espalhando rapidamente no Brasil. Durante todo o ano passado manteve uma taxa de crescimento de 30% ao mês.

Cerca de 7,6 milhões de brasileiros conectaram-se à internet no Brasil durante o ano de 2000. Até o fim de 2004, o número de assinantes poderá chegar a 12 milhões. O país representa 50% do mercado de internet na América Latina, enquanto o México responde por 30%. A maior parte dos assinantes da internet brasileira, 72%, é das classes A e B; 20% são da classe C e apenas 8%, da classe D. Os dados são de um estudo realizado pela Fundação CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) e pela Embratel.


Adaptado do Texto de Maria Ercília "O que é a Internet"