domingo, 29 de junho de 2014

O que é energia estática?

Na hora de mexer com componentes eletrônicos, é necessário muito cuidado com a energia estática. Trata-se de uma energia que se acumula naturalmente em nossos corpos devido ao atrito com tecidos, como por exemplo: enquanto estamos andando sobre um carpete ou quando saímos do carro, alguns tipos de tecidos possuem a capacidade de acumular mais energia estática que outros. Essas cargas de energia se descarregam naturalmente quando se toca em uma superfície metálica, em alguns casos gerando um pequeno choque. Ela se torna mais densa em locais onde a umidade do ar é baixa, principalmente em locais com ar condicionado. Assim, quando uma pessoa com muita energia estática acumulada toca em outra com cargas elétricas diferentes, ocorre o descarregamento dessa energia, originando os pequenos choques.
Quando a pessoa tem contato freqüente com máquinas elétricas, ela fica exposta ao campo magnético da eletricidade, tendo assim um alto acúmulo de energia estática. Esse fato aliado à baixa umidade do ar e ao tipo de material dielétrico do piso pode fazer com que haja um alto acúmulo de energia estática no corpo.
As descargas elétricas ocorrem somente quando corpos de cargas diferentes se encontram, por isso, a sensação de choque é passageira, já que após tocar em uma pessoa e sentir o choque, os corpos se equilibram. A energia estática é produzida até mesmo por um simples arrastar dos pés. Outro fato interessante é que os caminhões de combustível sempre viajam levando uma corrente que fica em contato com o chão, justamente para descarregar e evitar o acúmulo da energia estática, pois senão o caminhão poderia correr um sério risco de explosão.
Para evitar essas pequenas descargas elétricas, profissionais que estão muito expostos a essa energia devem usar pulseiras especiais que descarregam as cargas elétricas com segurança, além de andarem descalços na terra eventualmente e usarem sapatos com materiais eletricamente isolantes. 

O perigo da energia estática nos componentes internos do gabinete. 
Essa energia é o suficiente para danificar um componente presente na parte interna do gabinete. Isso pode ocorrer porque os componentes que funcionam internamente no computador não usam a voltagem de 110, como muitas pessoas pensam. A energia que chega a fonte é 110, porém a energia passada da fonte para as peças internas do computador é muito menor. Cada componente possui uma voltagem, por exemplo: memória RAM 1,5V, processador 3,0V, se a energia que o seu corpo possuir for maior que a voltagem que a peça precisa para funcionar, você poderá dar uma descarga de energia neste componente.
Você pode eliminar essa energia usando um metal que não esteja protegido por tinta, plástico ou qualquer outro material isolante e que esteja em contato com a terra. Um meio simples é utilizar o gabinete, mas antes verifique se ele possui aterramento. Outro material que pode ser usado para eliminar essa energia, é a pulseira anti-estática. Com ela ligada ao aterramento do seu computador você pode fazer a manutenção dos PCs sem se preocupar em danificar qualquer componente.
Ao contrário do que pode parecer, não são tão comuns casos de danos a componentes devido à eletricidade estática, por não ser tão comum conseguirmos acumular grandes cargas em nosso corpo. Alguns especialistas chegam a afirmar que a eletricidade estática não chega a ser um perigo real, geralmente argumentando que ao abrir o gabinete para mexer no hardware, o usuário invariavelmente toca em partes não pintadas deste, o que por si já ajudaria a descarregar a estática. De qualquer maneira, vale à pena tomar cuidado.
Os componentes mais sensíveis à estática são os módulos de memória. O pior neste caso é que o mais comum não é o módulo se queimar completamente, mas sim ficar com alguns poucos endereços danificados, ou seja, ao ser usado, o módulo irá funcionar normalmente, mas o micro ficará instável e travará com frequência, sempre que os endereços defeituosos forem acessados. Se o Windows começar a apresentar telas azuis e travamentos com muita frequência os principais suspeitos são justamente os módulos de memória.
É muito comum comprar módulos de memória danificados em lugares onde os vendedores manuseiam os componentes sem tomar as precauções necessárias, por isso é sempre bom prestar atenção e cuidado para evitar dores de cabeça mais tarde. 

Memoria RAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário