A Dell é a marca mais forte do ponto de
vista de consumidores, tanto em máquinas desktop quanto portáteis (notebooks e
netbooks), identificou um estudo da CVA Solutions.
Por força de marca, o estudo define o
poder de atrair clientes. É obtido quando se calcula a atração menos a rejeição
perante clientes e não clientes.
Na categoria desktop, a Dell alcançou
15% em força de marca, seguida da Apple, com 9,4%, e da HP, com 8,3%. Em portáteis, a Dell também ficou em
primeiro lugar, com 19,2%. A Apple chega em segundo, com 13,4%, e a HP, em
terceiro com 12,9%.
“A Apple continua crescendo em força
da marca tanto em desktops como em portáteis, mas é a Samsung quem vem ganhando
market share em portáteis de forma agressiva", comentou o
sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti.
"Descolou da LG, está bem na
venda de televisores, em aparelhos celulares, e agora vem com apetite para o
mercado de computadores. Cresceu de 1,4% em 2011 para 5,5% em 2012".
As brasileiras Positivo e CCE apareceram com força de marca
negativa tanto entre desktops quando portáteis. Isso acontece segundo Sandro
Cimatti, porque o índice de atratividade das duas marcas ficou abaixo do
índice de rejeição. Na categoria desktop, a Lenovo também teve índices
negativos.
"A atratividade líquida delas é
negativa. E isso é um problema de imagem. Talvez devessem trabalhar melhor
isso. Pode até ser fruto de experiências que consumidores tiveram há muito
tempo, no passado, mas a rejeição só diminui lentamente, com o tempo",
explica Cimatti.
Já a Semp Toshiba e a Itautec
apresentaram números melhores. Na categoria desktop, a primeira ficou em 7º
lugar no ranking de força de marca, com 3,6%, enquanto a segunda ficou em
15º, com 0,5%. Em portáteis, a Itautec sobe para a 7ª posição, com 2,5%, e a
Semp Toshiba vem logo em seguida, com 2,4%.
O valor percebido reflete a
experiência dos clientes atuais da marca, e refere-se ao custo-benefício
dos produtos perante os clientes. Nesse caso, a Semp Toshiba lidera a
categoria desktop com nota 1,05. Em segundo lugar aparece a Samsung, com nota 1,03,
e em terceiro, a Dell, com 1,03.
Em computadores portáteis, o melhor
valor percebido é da Apple, com 1,14. A Samsung alcançou a segunda posição, com
1,06, e a ASUS ficou em terceiro, com 1,05.
Em custo-benefício, novamente as
brasileiras Positivo e CCE ficaram abaixo da média nas duas categorias. Itautec
ficou na média, e Semp Toshiba, acima.
"Os fabricantes nacionais estão
em uma situação difícil, exceto talvez por Itautec e Semp Toshiba. Como a
indústria nacional de computadores é de componentes, percebe-se um pouco
de dificuldades, seja por causa do câmbio, do Custo Brasil ou de outros
elementos", diz Cimatti.
O estudo revelou que 76,5% dos
entrevistados desejam mudar de marca no desktop e 69% no portátil. O maior
índice de recompra é da Dell no desktop (62,0%) e da Apple no portátil
(91,3%).
Os computadores portáteis, segundo a
CVA Solutions, cresceram 5% em market share em relação ao ano passado e
representam 43,8% dos computadores utilizados hoje no Brasil. Os
computadores desktops de montagem própria representam hoje 13,7% dos desktops
usados pelos entrevistados. Em 2010, esse índice era de 3,5%. Em 2011, de
5,1%.
A pesquisa foi feita com base em
entrevistas com 7.200 usuários de computadores pessoais de todo o Brasil, e envolveu as marcas pesquisadas foram Acer, AOC, Apple,
Asus, CCE, Compaq, Dell, Gigabite, HP, Intelbras, Itautec, Kennex, Lenovo, LG,
Megaware, Microboard, Philco, Philips, Positivo, Qbex, Samsung, Semp
Toshiba (STI), Sony e Space Tech.
Veja as cinco
primeiras posições em cada categoria.
Força de marca
Desktops
|
Portáteis
|
Dell
|
Dell
|
Apple
|
Apple
|
HP
|
HP
|
Samsung
|
Sony
|
LG
|
Acer
|
Fonte: EXAME.com
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