quinta-feira, 18 de junho de 2015

Porque formatar e quando?

Resultado de imagem para formatando um hd 
Porque formatar e quando?
No decorrer do tempo de utilização de um HD, ele tem seu desempenho geral afetado. Ficar instalando e desinstalando diversos “programinhas” é uma das causas de lentidão na execução do sistema. O desempenho também pode ser afetado por programas maliciosos (comumente chamados “vírus”), que se utilizam de diversos artifícios para bloquear e prejudicar o uso do sistema operacional.
O melhor a se fazer é sempre realizar “ações preventivas” (listo aqui algumas) no seu pc:
- Desinstalar os programas não utilizados.
- Atualizar sempre o sistema operacional.
- Fazer BACKUP (cópia dos dados) periodicamente.
- Atualizar seu anti-virus.
- Usar o 
Desfragmentador de Disco (no Windows).
Tomando um pouco de cuidado no uso do seu sistema, você poderá passar um bom tempo sem precisar formatar seu hd, e ficará livre de preocupações do tipo “vou perder tudo?”

O que é formatação de HD


 que é formatação de HD
Existem dois tipos de formatação, que são chamadas de formatação física e formatação lógica do disco.
A formatação física é realizada logo quando é terminado o processo de fabricação do disco. Ela divide o disco em trilhas, setores, etc. Isso funciona como uma estrada, onde permite a cabeça de leitura saber onde ela deve gravar os dados. Essa formatação é realizada somente uma vez e não pode ser refeita ou desfeita. O processo de fabricação é minucioso, já que qualquer falha poderia levar a perda de lotes inteiros de HD’s.

A formatação lógica pode ser realizada quantas vezes forem necessárias, já que não altera a estrutura física do disco. Uma formatação lógica organiza o disco de uma maneira que o sistema operacional (Windows, Linux, Mac-OS,OpenSolaris , etc…) seja apto a reconhecê-lo, preparando-o assim para receber dados. Essa organização leva o nome de Sistema de Arquivos, que é o conjunto de estruturas lógicas que permite o sistema operacional controlar o HD. Lembrando que os sistemas operacionais, por não serem do mesmo fabricante, utilizam Sistemas de Arquivos diferentes. Uma formatação lógica apaga todos os dados de um HD, inclusive o sistema operacional. Existem maneiras de recuperar dados de um HD formatado, com programas especiais e específicos. Não ocorre nenhum tipo de dano ou desgaste ao Hd durante o processo de formatação lógica. O único caso de um HD estragar é ocorrendo um impacto físico no disco magnético, e como já foi dito que a cabeça de leitura não toca o disco magnético, pode-se danificar um hd deixando-o cair, por exemplo.