sexta-feira, 1 de maio de 2015

O que é Touch Screen?

O que é Touch Screen?

Tela sensível ao toque é um display eletrônico visual que pode detectar a presença e localização de um toque dentro da área de exibição, por meio de pressão. O termo refere-se geralmente ao toque no visor do dispositivo com o dedo ou a mão, que também podem reconhecer objetos, como uma caneta.
Telas sensíveis ao toque estão se tornando cada vez mais comuns à medida que seus preços caem. Hoje já é comum encontrarmos essa tecnologia em telefones celulares, tablets, caixas eletrônicos, videogames, entre outros.

As telas sensíveis ao toque dispensam o uso de periféricos, como mouses e teclados.

Dicas sobre Monitores CRT e LCD

Dicas sobre Monitores CRT e LCD
Ao adquirir um monitor, boa parte das pessoas leva em conta apenas algumas características básicas, como marca tamanho e preço. Para não se arrepender depois da compra, é bom prestar atenção em alguns outros detalhes que podem fazer a diferença na sua experiência de utilização, como resolução, contraste, brilho e conexões disponíveis.


Monitores LCD é o sonho de consumo de quem ainda não possui um. Leves, compactos, bonitos e econômicos, eles atraem todo tipo de público. Contudo, é interessante saber mais sobre esta tecnologia antes de comprar, para que você faça uma boa escolha e fique plenamente satisfeito com o caro brinquedo novo que pretende adquirir.
Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na escolha do modelo certo. É possível fazer uma lista básica do que comparar entre os diversos disponíveis. Vamos a ela:

Tempo de resposta: modelos mais recentes possuem tempos de resposta muito próximos aos CRT, alguns com 8ms (milissegundos) e até com 6ms ou menos. Quanto menor for este número, melhor é o monitor para gamers, pois isso evita lag's e fantasmas na tela com altos índices de FPS.

Contraste: Aqui os CRT ainda dão show. Pessoas acostumadas ao contraste perfeito dos antigos monitores de tubo podem sentir certa dificuldade em se adaptar a um LCD com pouco poder nesse ítem. Displays de cristal com contrastes de 600:1 ou maior conseguem chegar bem perto da qualidade de imagem de um CRT. Esta talvez seja a característica isolada que mais diferencia um monitor do outro, isso comparando apenas LCD's entre si.


Brilho: Nisso os LCD são imbatíveis: mesmo em ambientes iluminados e próximos a janelas eles mantêm a imagem perfeita, sem reflexos nem perda de luminosidade. Alguns modelos possuem nas configurações padrão um brilho alto demais, que deixa a imagem insuportável, característica esta que exige do operador um ajuste mais cuidadoso para que a visão se acomode sem maiores problemas.

Cores: Os CRT ainda são incomparáveis nesse ponto. Os LCD mais caros chegam bem perto de conseguir cores tão vivas quanto dos CRT, mas ainda assim um CRT de menos da metade do preço vai entregar cores mais vivas e vibrantes que qualquer LCD, principalmente em filmes. Deve-se levar em consideração que a diferença entre eles não é gritante, mas perceptível. Basta colocar um CRT e um LCD lado a lado para comprovar.


Resolução: LCD's de 17 polegas costumam ter resolução nativa de 1280 x 1024 pixels a uma taxa de atualização de 75 Hz, o que, de longe, supera os CRT. Esta característica é uma faca de dois gumes: alguns modelos de cristal líquido têm imagem excelente na resolução padrão, mas ficam embaçados quando é utilizada resolução inferior a ela, por exeplo 800 x 600. Há que se observar muito bem isso antes de adquirir o aparelho.


Interferência eletromagnética: Enquanto os CRT não podem estar próximos a alto-falantes potentes ou qualquer outra fonte de magnetismo ou campo elétrico, pois isso causa terríveis manchas na tela que demoram horas pra sumir, os LCD não sofrem absolutamente nenhuma interferência desta natureza. Show de bola.

Ângulo de visão: LCD's são feitos para serem vistos de frente. De lado ou de cima distorcem as cores de forma estranha. Nos CRT's planos, você poderia olhar de qualquer ângulo que a imagem seria a mesma, mas o LCD tem que obrigatoriamente ser visto de frente para que a exuberância de suas cores seja totalmente percebida.

Interface digital/analógica: LCD's digitais são reconhecidamente melhores que os analógicos, isso não tem discussão. Mas exigem que sua VGA tenha a saída digital (chamada de DVI) ou que você utilize um adaptador VGA > DVI. Os CRT são analógicos (popularmente conhecidos como VGA). Um LCD analógico por bom preço deve ser levado em consideração, uma vez que o digital não o supera a ponto de custar 40% a mais e não entregar 10% de qualidade superior. Questão de relação custo/benefício.